Com o avanço das redes sociais, os desenvolvedores estão criando formas para que você fique mais tempo nos aplicativos e encontre cada vez mais o que busca.
E com isso, algumas formas de trabalhar com as redes sociais foram deixando de existir, como é o caso do mosaico (posts que se completam quando o seguidor entra no perfil da sua empresa, porém, na timeline dele fica um pé, uma cabeça, uma bagunça!)
Mas as hashtags morreram? Ainda é possível que os usuários encontrem meu conteúdo através delas? É exatamente isso que vou contar nesse artigo! Então, continue lendo e melhore a comunicação agora mesmo.
Sumário
ToggleO que é hashtag?
Quem nunca viu esse símbolo por aí, não é mesmo? Ele possui vários nomes, como por exemplo, no telefone: jogo da velha; na música: sustenido; na língua portuguesa: cerquilha e nas redes sociais: hashtag. Para cada lugar, existe uma função.
Foi inicialmente usada em 2005 pelo jornalista brasileiro Wander Verch no extinto Orkut e posteriormente ficou ainda mais famosa no Twitter (que agora chama X), com o objetivo de direcionar o usuário a publicações relacionadas ao mesmo tema. Funcionam basicamente como um link.
É uma maneira bem prática de agrupar seus conteúdos com temas associados e servir também para que outras pessoas que busquem saber mais sobre determinado assunto te encontrem.
Hashtag ainda funciona?
Com o avanço das técnicas de SEO, hoje em dia, é possível fazer buscas com palavras-chave, e não somente com as hashtags.
Os desenvolvedores perceberam através de pesquisas, como a do E-Coomerce Brasil (2022) que 68% dos brasileiros buscam nas redes sociais informações sobre marcas, produtos e notícias. Levando também em consideração que 88% buscam no Google.
Mas muitas pessoas ainda utilizam as hashtags nas legendas para direcionar o seu conteúdo em uma espécie de página específica para aquele assunto, o que facilita os usuários a consumir posts ou tirar dúvidas em um só lugar.
Ou seja, elas ainda são utilizadas para agrupar conteúdos similares e discussões sobre diversos assuntos. Não abandone elas!
Como utilizar corretamente a hashtag
1- Pense como as pessoas vão procurar através dela: se alguém quer saber sobre um determinado produto, ela irá digital #Iphone15 e não #OQueEstaoDizendoSobreIphone15.
2- Não separe a frase em palavras: como na dica anterior, coloque depois da hastag o conteúdo de forma resumida e tudo junto,por exemplo: #o #que #as #pessoas #estão #achando #sobre #o #IPhone15, pois cada uma é um link e levará provavelmente a conteúdos que não são relevantes.
3- Utilize de acordo com o seu post: se o seu conteúdo fala sobre determinado produto ou até mesmo dá dicas sobre, procure destrinchar a legenda em palavras-chaves, como por exemplo o post abaixo produzido pela 9Seis Comunicação no serviço de Gestão de rede social.
Perceba que as hashtags estão direcionando aos temas: CFC, Auto escola, Diadema (Localização do cliente), CNH (Serviço ofertado).
4- Ortografia também é importante: lembre-se sempre que qualquer erro pode fazer seu público-alvo não entender o que está sendo dito, e no caso das hashtags, ser um fracasso, por exemplo: #IFone15.
Como as hashtags podem ajudar nas redes sociais?
As redes sociais possuem um papel importante para o seu sucesso empresarial, aproximam o seu público, não somente os que já são seus seguidores, mas principalmente os que estão buscando determinado produto, serviço ou assuntos relacionados.
Com as hashtags, as pessoas que não te seguem, podem facilmente encontrar a sua página e se interessar por seu produto ou serviço, podendo assim, tornarem futuros seguidores e principalmente, clientes.
Como melhorar os resultados da rede social?
Com a 9Seis Comunicação, fazemos o estudo de hashtags para melhorar o alcance do seus posts, além de toda a produção dele, como legenda, imagem, postar no horário certo e principalmente fortalecer a relevância do seu conteúdo!
Ficou curioso? Então clique no botão abaixo e agende uma reunião conosco e melhore os resultados das suas redes sociais.