Sumário
ToggleQual a diferença entre RGB e CMYK?
Uma das grandes dúvidas para quem está começando na área de design ou até mesmo os aventureiros é a definição das cores RGB e CMYK, qual usar para não interferir no resultado final do seu projeto? Por que muitas vezes a tonalidade do que eu vejo no monitor não é a mesma na hora da impressão? A 9Seis Comunicação vai te explicar e você não vai errar mais.
O que é RGB?
Da abreviação do inglês das cores red, green e blue (vermelho, verde e azul), o RGB é o método de cores que juntas são responsáveis por compor as tonalidades das imagens emitidas pelas telas de dispositivos eletrônicos, como por exemplo: celular, tablet, televisão e computador.
Tem como base a teoria tricromática, que é a capacidade de perceber três tonalidades distintas de cores, no qual, o elemento chave para a formação é a luz, sendo assim capaz de gerar mais de 16 milhões de tons diferentes.
Muito complexo? Para ficar mais claro, lembra quando você era criança e na escola a professora pedia para misturar as cores e juntas elas eram responsáveis por criar uma outra? O vermelho com o azul virava roxo, o verde com o vermelho era amarelo, basicamente tanto o sistema de cores RGB, quanto o CMKY são assim.
E para ficar mais claro, veja a escala de cores RGB:
O que é o sistema de cores CMYK?
O sistema de cores CMYK, também é uma abreviação do inglês: cyan, magenta, yellow, black (ciano, magenta, amarelo e preto), tem como elemento chave o reflexo da luz, ou seja, as tonalidades são mais escuras, pois os componentes sobrepostos tem ausência de brilho e luminosidade.
Possui 3 canais de pigmento e 1 canal chave para ajuste de contrastes (preto), chegam a ter até 100 níveis diferentes de tonalidades, podendo ter milhares de combinações.
Assim como no exemplo do RGB, o CMYK é uma outra caixinha de tintas, que quando misturadas formam tonalidades mais escuras, ou seja, o vermelho, azul, verde, e assim por diante, não são tão brilhantes quanto o RGB.
Para ficar mais claro, veja o sistema de cores CMKY:
E qual a diferença entre RGB e CMYK?
Basicamente o RGB são pontos de luz que formam as cores que vemos (lembrando que é o sistema utilizado em telas e monitores), por isso tem como base a luminosidade. Já o CMKY são pigmentos que unidos formam as tonalidades, e por refletir a luz como componente principal, as cores são mais foscas.
E qual sistema de cores utilizar em meu projeto?
O RGB, você deverá sempre pensar que por serem pontos que se iluminam, precisará de uma tela para reprodução fiel das cores, ou seja, em peças para internet como: artes em seus trabalhos de social media ou tráfego pago nas redes sociais e até mesmo na construção de sites.
Já o CMKY, como são pigmentos que juntos formam as cores e por reagirem melhor quando adicionados ao papel, devem ser utilizados na produção de peças impressas, como por exemplo: materiais gráficos (cartão de visita, flyer, banner, adesivos, etc), ou seja, tudo que terá tinta, literalmente.
E como apresentar para o cliente o resultado final e fiel de um projeto impresso no monitor?
Temos um grande dilema neste caso, afinal, como mostrar para o cliente que aquele rosa brilhante pode não ser tão bonito no cartão de visita, ou aquele azul neon não vai ser tão brilhoso no flyer?
Depois de você entender as diferenças entre RGB e CMYK, isso fica muito mais fácil, pois nos softwares que o mercado publicitário costuma usar, tanto para produção de peças digitais, quanto impressas, é possível trocar o modo de cor, assim, você verá exatamente como ficará o projeto final.
E como dito anteriormente, se irá ser algo digital = RGB, impresso = CMKYK, não tem erro! Mas como trocar esse modo de cor e não ter problemas? A 9Seis te ensina:
Como trocar o modo de cor no Photoshop?
O queridinho de todo designer, o Photoshop é muito utilizado na produção de peças digitais, mas dependendo do tamanho do arquivo e de uma série de fatores, também pode servir para os impressos, mas como trocar de RGB para CMYK ou vice e versa é simples:
1 – No menu superior, vá em “imagem”
2- Depois passe o mouse em “modo” para abrir o menu flutuante
3- E escolha o sistema RGB ou CMYK
Como trocar o modo de cor no Illustrator?
Já o Adobe Illustrator, é famosinho para criação de ilustrações e produções gráficas, por utilizar de vetor em sua composição de imagens, mas também, assim como o Photoshop, é possível se aventurar em peças digitais. E para alterar o sistema de cores também é simples:
1- Clique em “arquivo” no menu superior
2- Passe o mouse em “modo de cor do documento” para abrir o menu flutuante
3- E agora só escolher o sistema de cores para seu projeto
Com a 9Seis Comunicação você não erra mais!
Esse artigo foi feito para você que está entrando no ramo, que sempre teve dúvidas em qual sistema de cor utilizar, mas principalmente para quem não tem muito tempo em se dedicar tanto nas produções audiovisuais para as redes sociais, quanto para a idealização e impressão de materiais gráficos.
Nós podemos fazer tudo pela sua empresa, são diversos serviços que vão melhorar a comunicação dela dentro e fora da internet, acesse nosso site e entre em contato conosco para saber mais.