Como utilizar corretamente os formatos do Instagram

Formatos Instagram

Como utilizar corretamente os formatos do Instagram

Essa rede social é muito completa, permitindo ao usuário consumir diversos formatos dentro dela, como legenda informativa, imagem, carrossel, vídeo, stories, transmissão ao vivo. Mas como utilizar todas essas formas de comunicação corretamente? É exatamente isso que vou te contar neste artigo!

Formato Feed

Costumo dizer que o Feed é sua vitrine no Instagram, pois através dos seus posts é possível que as pessoas conheçam o seu produto ou serviço. É essencial para o crescimento, afinal, o conteúdo pode ser compartilhado e alcançar mais pessoas que não são seus seguidores.

Seguindo essa lógica, é possível criar um feed com conteúdo variado de imagens, reels e carrossel. Por isso, sempre se atente aos tamanhos para nenhuma informação ficar de fora. 

– Fotos Quadradas: 1080×1080 pixels;

– Fotos verticais: 1080×1350 pixels.

Formato Carrossel

Ainda no âmbito do feed, o carrossel pode ser uma grande estratégia, pois os usuários estão cada vez mais buscando dinamismo quando o assunto é consumir conteúdo. Ou seja, as legendas informativas quilométricas já não são vistas com bons olhos.

Dividir todo o conteúdo em várias imagens e utilizar elementos gráficos para fazer com que o carrossel fique contínuo, vai chamar a atenção do leitor, além de deixar mais interativo, já que o usuário precisa deslizar, como em uma revista, para entender todas as informações. 

É importante entender que é possível postar nos formatos 1080×1080 px ou 1080×1350 px, sendo permitidas até 10 imagens, mas se o objetivo é ser sucinto e atrair a atenção, você não vai querer utilizar este limite.

Trabalhe a autoridade, pois outra vantagem é que, normalmente, quem esse tipo de conteúdo é o que chamamos de público qualificado, ou seja, eles já têm um interesse no assunto, o que pode além de educar, gerar engajamento e conversão. 

O formato Reels

O Reels possui o formato de até 90 segundos (um minuto e meio), e o ideal é que tenha a proporção de 1080×1920 pixels, ou seja, grave com o celular em pé. Assim, além de preencher mais a timeline do usuário, ele vai se encaixar melhor com os outros vídeos na seção “explorar” do Instagram.

O formato Stories

O modo de conectar marca e consumidor, os stories foi incorporado ao Instagram em 2016, copiando outra rede social: o Snapchat. Com a postagem sumindo após 24h, é possível mostrar o dia a dia da sua empresa, interações com os stickers de perguntas, enquetes e testes, gerando assim identificação com os seguidores que você possui.

No stories a proporção segue a mesma do Reels 1080×1920 (grave com o celular em pé), sendo até 60 segundos (1 minuto).

Qual o formato que pode dar mais resultados no Instagram?

Não existe uma fórmula do sucesso, cada público e conta podem funcionar de um jeito. O ideal é entender isso e testar todos os formatos na estratégia de conteúdo, percebendo qual dá mais retorno em alcance, engajamento e conversão. Com isso, irá perceber como o seu público consome o seu conteúdo, potencializando assim os seus resultados.

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