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ToggleA importância da gestão de redes sociais para o sucesso empresarial!
No mundo de hoje, a presença digital é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Mas como você pode garantir que está utilizando as redes sociais de maneira eficaz para atrair novos clientes e construir sua marca? Fique até o final deste texto para entender toda importância por trás de uma comunicação ideal nas mídias.
O papel das redes sociais nos dias de hoje
Atualmente, não tem como escapar delas, as redes sociais já se tornaram tão comuns que fazem parte do nosso dia a dia. Inicialmente, eram só para interagir, mas agora, as empresas também perceberam o poder dessas ferramentas para se conectar com seus clientes. As redes sociais se tornaram o lugar perfeito para construir marcas, apresentar produtos ou serviços e conversar diretamente com os clientes.
A necessidade de permanecer na mente das pessoas por um tempo prolongado cresceu consideravelmente, pois tornou-se desafiador captar a atenção com os métodos tradicionais. Empresas de todos os tamanhos estão agora buscando uma presença constante, até mesmo durante os momentos de lazer, especialmente nas plataformas midiáticas, pois entende que os clientes passam a maior parte do tempo nelas. Portanto, os negócios estão direcionando esforços para criar conteúdo relevante que mantenha a atenção da audiência. Vem aí a importância da Gestão de Redes Sociais!
O que é gestão de redes sociais?
A gestão de redes sociais é um processo que envolve planejamento, criação, execução e monitoramento das atividades nas plataformas da empresa. Especialistas em mídias sociais administram os conteúdos, interações com o público, análises de dados e fazem ajustes estratégicos para atingir objetivos específicos, como aumentar a visibilidade da marca, envolver a audiência, gerar leads ou impulsionar vendas.
Escolhendo a rede social certa
Hoje em dia, tem tanta plataforma por aí e a tendência é só crescer! Por isso, é essencial fazer uma pesquisa boa para saber onde o seu público está.
Por exemplo, o Facebook, que costumava ser uma plataforma ativa entre os jovens, passou por uma mudança significativa. Hoje, observamos que em sua maioria, são usuários mais maduros, que a utilizam para compartilhar fotos familiares e acompanhar o crescimento de parentes que não veem há anos.
Como foi comprovado na pesquisa realizada pelo Pew Research Center (Centro de Pesquisas Pew), a qual relatou que já no ano de 2014, o número de pessoas acima dos 65 anos cadastradas na rede social cresceu 10%, enquanto os jovens (entre 18 e 29 anos) caiu 2% e esse número só foi diminuindo.
No ano de 2017, a Edison Research descobriu que 79% do grupo demográfico de 12 a 34 anos usava o Facebook, índice que caiu para 62%. Enquanto que, de 2017 a 2019, a proporção de pessoas com mais de 55 anos que usam o Facebook cresceu de 49% para 53%.
Por isso, é importante entender o perfil dos seus clientes e onde eles estão nas redes sociais. Isso ajuda a escolher a plataforma certa e a criar a linguagem adequada.
A pesquisa é sua amiga!
Agora, a pergunta que não quer calar: como descobrir em quais redes seus clientes estão? A resposta é simples: pesquisa! Você pode escolher um grupo de clientes fiéis e questioná-los por meio de formulários online, como o Google Forms, ou simplesmente conversar diretamente com eles, registrando os dados obtidos. O importante é coletar informações valiosas.
A pesquisa é sempre uma estratégia perfeita para obter insights e aprofundar seu entendimento sobre sua base de clientes.
Confie em especialistas
Uma vez que você tem essas informações, o próximo passo é contar com uma equipe de especialistas para botar a mão na massa. Eles vão transformar os insights em conteúdos incríveis para suas redes sociais. Por isso, uma agência especializada em gerenciamento de redes sociais é uma escolha certa. Esse time vai cuidar de tudo, enquanto você pode focar em outras áreas do seu negócio.
Por que seus clientes deveriam te seguir?
Essa é a pergunta chave na hora de criar conteúdo. Seja para anunciar uma promoção, mostrar o valor do seu trabalho de forma descontraída ou compartilhar dicas importantes sobre seu negócio, suas redes sociais são o lugar certo para divulgar informações que interessam ao seu público.
Vale lembrar que elas serão visitadas por pessoas em momentos de lazer, então, seja natural, acompanhe as tendências e use uma variedade de formatos audiovisuais. Isso vai te ajudar a criar uma conexão forte com seus clientes online.
Metrificando o sucesso
As redes sociais exigem presença constante para ganhar visibilidade. É importante manter o engajamento com a audiência, seja por meio de stories ou feeds, usando estratégias interessantes.
Além disso, é essencial acompanhar de perto o desempenho de cada conteúdo, o que permite uma compreensão mais profunda do que realmente atrai o seu público e quem é a sua audiência.
Ao adotar essa abordagem, a diferença na forma como as pessoas percebem sua empresa e como você compreende seu público melhora, criando uma maior aproximação e, consequentemente, impulsionando as vendas.
Um case de sucesso: A Barbearia Roulity
Se você ainda está em dúvida se a gestão de redes sociais funciona, olha só esse exemplo da Barbearia Roulity. Eles começaram com a 9Seis Comunicação com um Instagram meio modesto, 597 seguidores, um branding pouco definido e postagens irrelevantes. Em alguns meses, transformamos completamente o perfil, deixando rico em informações sobre a empresa e conteúdo de qualidade relacionado à barbearia e estética masculina.
Com o rebranding em 2023, a gente introduziu os Reels e deu aquela turbinada no YouTube como canal de comunicação, assim, tiveram um notável aumento no engajamento com os conteúdos que produzimos. Hoje em dia, eles alcançam em média 6.996 contas, têm cerca de 500 visualizações por post e um impressionante total de 48 interações, incluindo curtidas, comentários e compartilhamentos. Além disso, conquistamos um público relevante, com 928 seguidores fiéis.
E tem mais, recebemos inúmeras mensagens no Instagram de interessados nos serviços da Barbearia Roulity. Isso mostra que a estratégia funciona mesmo e a visibilidade da empresa nas redes sociais está crescendo a cada dia.
Conclusão: O futuro é das redes sociais bem gerenciadas
Já deu para entender que as redes sociais são uma ferramenta poderosa para o sucesso empresarial, né? E a gestão delas vai além de postagens aleatórias. É uma estratégia completa para aumentar a visibilidade, construir relacionamentos e impulsionar a conversão. Se você está buscando expandir sua base de clientes e se destacar no cenário digital, a gestão de redes sociais é a chave para o sucesso.
Conte com a 9Seis Comunicação!
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