Desde o primeiro celular, lançado lá em 3 de abril de 1973 pela Motorola, a tecnologia vem avançando junto com a internet, ou seja, as empresas precisam sempre acompanhar essa evolução para não ficarem ultrapassadas e não perderem dinheiro.
Com isso, surgiu o termo que vem sendo discutido e mudando o cenário de criação de sites, “responsivo”, que é focado na experiência do usuário e que seu site possa funcionar em celulares, tablets ou computadores.
Neste artigo, vou te explicar o que é o termo responsivo, a importância e como a sua aplicação na criação de um site pode ajudar a sua empresa a conseguir mais clientes. Então, continue comigo para saber mais!
Sumário
ToggleO que é um site responsivo?
Resumidamente, um site responsivo é aquele que se adapta em qualquer tamanho de tela, proporcionando uma melhor experiência ao usuário.
Ou seja, é um único site, com o mesmo domínio (saiba a diferença entre domínio e hospedagem) contendo imagens, textos, botões que se adaptam se o usuário estiver acessando de um celular, computador ou tablet. Sendo que, nenhuma informação fica cortada.
Por que ter um site responsivo?
Segundo a Insper, em janeiro de 2022, o número de internautas chegou em 4,950 bilhões de usuários, e a cada ano surgem novos dispositivos móveis e tecnologias, como a recém conexão 5G. Com isso, apareceu a necessidade de adaptar o site para multiplataformas, para que o internauta possa ter a mesma experiência em qualquer dispositivo.
Evita a taxa de rejeição
O responsivo diminui a taxa de rejeição dos visitantes, ou seja, ter textos cortados, botões que são difíceis de clicar, ou imagens que atrapalham a leitura, podem fazer com que o seu cliente saia do seu site e compre com o seu concorrente, pelo simples fato de não conseguir entender as informações.
Melhora as conversões
Conforme Twink With Google, 58% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular, isso faz com que eles consumam muitos aplicativos para fazer suas compras, ou até mesmo lojas virtuais. Um site feito pensado nisso, faz com que cada toque gere uma interação e sem complicações, seu cliente pode entrar em contato ou até mesmo fechar negócio, de forma prática e rápida.
Melhora o rankeamento no Google
Outro grande benefício, é o Google colocar seu site nos primeiros resultados de busca. Além de um SEO feito com qualidade para que os robozinhos da plataforma de pesquisa possa ranquear melhor a sua página, eles também conseguem analisar se botões, imagens e textos estão responsivos e rodando em qualquer dispositivo, através da taxa de rejeição (quanto tempo as pessoas passam no seu site). Se os índices são positivos, você vai ganhar posições e se destacar dos concorrentes.
Como fazer um site responsivo?
Existem muitas plataformas de hospedagem que faz a conversão automática para todos os tipos de telas, mas é importante ressaltar que um design responsivo precisa ser pensado na experiência do usuário, com imagens leves para serem carregadas pela internet, textos com quebra de informações e botões que são possíveis ser tocados sem muito esforço.
Então, aposte na simplicidade, um layout que facilita a adaptação e banners com imagens sempre centralizadas. Além disso, testar em todos os dispositivos e ajustar o que precisa ser feito antes de colocar o site no ar é imprescindível.
Faça um site responsivo facilmente
Existem muitos tipos de criadores hoje em dia, como Elementor e Gutemberg, e se torna uma tarefa desafiadora quando você tenta fazer sem conhecimentos de marketing, somado com as funções da sua empresa. Para isso, existe a 9Seis Comunicação e o serviço de criação de sites, que entregamos totalmente responsivo e pensado para que tenha muitas conversões com a sua empresa aparecendo nos primeiros resultados do Google.
Está esperando o que? Clique já no botão abaixo e vamos agendar uma call para melhorar os resultados da sua empresa na rua mais movimentada do mundo, a Internet.